VEREADOR ROBERTO TRIPOLI ASSISTE INSTALAÇÃO DO POSTO MÓVEL DO HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO NA ALDEIA GUARANI DA ESTRADA TURÍSTICA DO JARAGUÁ

VEREADOR ROBERTO TRIPOLI ASSISTE INSTALAÇÃO DO POSTO MÓVEL DO HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO NA ALDEIA GUARANI DA ESTRADA TURÍSTICA DO JARAGUÁ

O equipamento foi instalado pela Anclivepa-SP na aldeia Tekoá Pyau, após pedido do vereador, e atenderá cães e gatos do local a partir desta sexta-feira, 19 de setembro. O vereador e a equipe da Anclivepa-SP foram recebidos pelo cacique Vitor e pelos líderes Alisio e Natalício. O vereador e ambientalista, que já atuou décadas atrás, com índios do XINGU, comemorou dessa forma seu aniversário neste 18 de setembro, entre índios.

A Anclivepa (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)  administra os dois hospitais públicos veterinários da Capital, ambos conquistados pelo vereador Tripoli – o primeiro deles, em 2012 e o segundo, em 2014.

Visitaram a aldeia com o vereador, a protetora de animais Maria Aparecida Carvalho, que atua na área há 12 anos; o médico Francisco de Assis Alves, da equipe do Ambulatório do Índio do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina; e Milton Persoli, da Defesa Civil. Estavam no local, um biólogo e uma médica veterinária do CCZ, que há 4 anos fazem um trabalho de castração dos cães e gatos no local; microchipagem e atendimentos dos animais doentes.

A quantidade de cães impressiona. São 174 famílias indígenas e entre 500 e 600 cães, e alguns gatos. O local é um ponto viciado de abandono. Segundo o CCZ, já foram realizadas 1 mil castrações nos últimos 4 anos. Os animais somem, morrem atropelados, morrem em brigas, fogem. Mas, quase diariamente, são abandonados novos cães e gatos, principalmente cadelas com ninhadas.

No treiler, instalado na entrada da aldeia Tekoá Pyau, atuarão um médico veterinário e uma enfermeira. Serão atendidos também os animais da aldeia Tekoá Ytu, que fica separada da primeira pela estrada turística. O equipamento é parte de um projeto de atendimento à saúde humana, animal e ambiental que o vereador planejou para a área, principalmente para a aldeia Pyau, que vive uma situação extremamente precária, por não ser ainda homologada (a aldeia Ytu já tem a situação regularizada).

Miséria e incertezas entre os índios

Os líderes indígenas conversaram durante um longo tempo com o parlamentar, explicando todos os problemas enfrentados pelos índios, principalmente pelo fato dessa aldeia não ter as terras homologadas. O líder Alisio reuniu os visitantes na Casa de Cerimônias. Contou que para o local existe processo de reintegração de posse, há mais de 10 anos. E também caminha lentamente o processo de demarcação de terras pela Funai. E sem qualquer regularização, tudo é precário, nada é realizado de forma consistente.

Os índios da aldeia Pyau vivem em situação extremamente precária, com dificuldade de conseguir até alimentação. Enfrentam problemas também para ter acesso a água tratada. A energia elétrica é precária. Não há rede de esgoto satisfatória. Não podem nem se beneficiar da construção de casas de alvenaria, conforme projeto da CDHU. E até o atendimento médico no posto montado na aldeia ao lado deixa a desejar.

Uma das primeiras providências a ser tomada será a contratação, pela Prefeitura, de três índios para atuarem como zeladores da área, recolhendo todo o lixo, educando os indígenas a fazerem o mesmo. Será disponibilizada caçamba. Milson Persoli também quer montar uma brigada de incêndio no local. E providenciará mutirões de recolhimento de lixo. Anos atrás, quando atuava na Subprefeitura da área, Persoli chegou a tirar 50 caminhões de lixo do local.

O médico Francisco de Assis trabalhará na elaboração de um projeto visando analisar a situação de saúde dos índios, principalmente das crianças. O vereador Tripoli buscará o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal, visando encontrar caminhos para dar estabilidade e segurança para os índios da aldeia Tekoá Pyau, principalmente em relação à regularização da terra. (Texto e fotos: Regina Macedo, jornalista ambiental, assessora parlamentar)

Veja mais em: www.facebook.com/robertotripolioficial

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *